O filme The First Slam Dunk, lançado em 2022 e amplamente distribuído em 2023, é dirigido por Takehiko Inoue, o renomado autor do mangá Slam Dunk, onde cinco delinquentes japoneses tentam alcançar o nacional de basquete na categoria colegial. A narrativa alcançou 31 volumes durante a década de 1990. Enquanto os anos 90 testemunhavam o surgimento de mangás no cenário da fantasia, como Dragon Ball, Naruto e Bleach, Inoue se destacava por sua abordagem mais realista das relações humanas. Seus traços distintivos de desenho eram marcados por uma profundidade que transcendia o físico, algo que se tornou uma característica marcante em suas outras obras, como Real (1999) e Vagabond (1999). As narrativas de Inoue não apenas exploravam conflitos melodramáticos, mas também dedicavam atenção aos momentos de calmaria, nos quais os personagens se desenvolviam de forma significativa com o avanço do enredo.
O escritor e diretor é conhecido por ter histórias reconhecidas internacionalmente dentro dos seus leitores e críticos, até mesmo para as não finalizadas, como Slam Dunk. O mangá, inicialmente, enfrentou dificuldades de popularidade durante sua serialização semanal, tornando-se um dos fracassos editoriais. Entretanto, o sucesso eventual veio após certo período, no qual o esporte ficou popular em todo o Japão. O lançamento do longa-metragem surpreendeu os numerosos fãs, que nunca imaginaram que o arco final do mangá seria adaptado para uma animação. A adaptação cobre o aguardado jogo entre os times Shohoku e Sannoh. Ao contrário de outras narrativas esportivas, o filme mergulha diretamente na ação, iniciando com a partida de basquete crucial, onde a derrota significa a eliminação do torneio nacional. Essa atmosfera de urgência estabelece uma tensão palpável, mantendo os espectadores preocupados com aqueles seres de uniformes vermelhos, com dúvidas em torno de como vencer a melhor equipe japonesa. Para quem não está familiarizado com os personagens, o filme oferece pouca introdução sobre suas características e histórias pregressas. Essa imersão abrupta permanece interligada nos flashbacks em torno do personagem, Ryota Miyagi, onde essas duas linhas temporais estão acrescentando camadas em torno de cada movimento seu com a bola. Enquanto o jogador mantém-se nervoso, só podemos escutar um nome que ecoa das arquibancadas: Sannoh.
No ápice do jogo mais crucial da temporada para o Shohoku, a história mergulha nas profundezas do passado e presente de Miyagi. Embora os demais personagens não sejam deixados de lado durante a partida, fica evidente que o foco vai para os conflitos de Miyagi, que giram em torno de sua busca por identidade e inseguranças. Como um habilidoso armador driblador, ele enfrenta o desafio de manter sua posição em quadra diante da marcação implacável de dois adversários. Ao revisitar os primeiros capítulos de sua jornada como jogador de basquete, torna-se claro que Miyagi nunca teve um espaço genuíno para ser acolhido. Após a trágica morte de seu irmão mais velho, também um talentoso jogador do Shohoku, o jovem enfrentou momentos em que sua própria mãe o proibiu de continuar no esporte, embora essa fosse a única atividade que o fazia sentir-se verdadeiramente ele mesmo. Suas movimentações na quadra revelam uma tentativa consciente de emular as características de seu irmão falecido, assim como seguir seus conselhos para superar oponentes mais altos. Esses próprios métodos de observar o jogo, como motivar sua equipe quando ele é a fraqueza em quadra, configuram a luta do personagem contra um passado que continua nas locomoções do seu presente
Apesar de o jogo exigir precisão e cada erro de Miyagi representar uma possível cesta para os oponentes, toda a equipe se une para formar uma espécie de muralha de apoio ao seu redor. Nesse contexto, Hisashi Mitsui se destaca como um alicerce fundamental — amigo de Miyagi desde os tempos do ensino médio, Mitsui não só o encoraja com seu olhar, como também cria aberturas estratégicas com seus movimentos, permitindo que o protagonista passe a bola para outros jogadores no seu campo de visão. No entanto, a relação entre ambos é complexa e marcada por conflitos de comunicação no passado. Um momento chave desse relacionamento é uma briga entre os dois, na qual Mitsui e seus amigos agrediram Miyagi por sua paixão pelo basquete e por confrontar o personagem que há um ano se escondia para não jogar, devido às suas frustrações também passadas. Esse confronto reflete a transformação de Miyagi e a evolução de sua relação com Mitsui, destacando a profundidade das conexões interpessoais no contexto do jogo e além dele.
Com uma estética animada que se destaca pela utilização da computação gráfica em 3D, o filme apresenta gestos detalhados que ilustram as interações entre os personagens na quadra. As cenas prolongadas e minuciosamente coreografadas durante os 30 minutos de jogo vão além da simples exibição de basquete entre Shohoku e Sannoh; elas retratam uma jornada de amadurecimento para esses jovens atletas. Os olhares que se cruzam, a proximidade evidente enquanto se apoiam e até mesmo os sacrifícios físicos feitos em prol do time são elementos que transcendem a partida. Esses são jovens que, um dia, foram considerados delinquentes, mas, após um ano de convivência, aprenderam a valorizar seus laços de amizade. Os dois principais jogadores do time, Sakuragi e Rukawa, que não recebem tanto destaque durante a maioria do jogo, se unem para acertar o último ponto. Sakuragi está visivelmente machucado, enquanto Rukawa está coberto de suor. Com determinação — e um pouco de sorte —, eles vencem a partida. Apesar do encerramento que ninguém esperava, a não ser Sakuragi, eles modificam uma narrativa que estava tentando ser escrita nos primeiros gritos dentro do estádio. Mesmo com a visível mudança na comunicação, os titulares do Shohoku continuam dialogando da mesma forma desde o início: gritando um com o outro, se abraçando, dando tapinhas nas costas e compartilhando risadas. Embora tenham amadurecido consideravelmente ao longo do jogo, ainda são homens que se expressam por meio de gestos velados, como trinta minutos de basquete.
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